GEOGRAFIA

Principais Religiões do mundo



     A religião que mais tem seguidores é a Igreja Católica, seus fiéis afirmam ter como fundador Jesus Cristo quando ele disse: ''Tu és Pedro e sobre esta pedra construirá a minha igreja''. Depois os cristãos se separaram para a igreja Ortodoxa que aprovaram os padres (sacerdote) a se casarem e ter filhos, eles podem optar por celibato. Os bispos tem que ser celibatário.



     Os Budistas tem como centro da sua fé o Buda que Buda viveu e desenvolveu seus ensinamentos filosóficos entre os séculos  VI e  IV. Ele é reconhecido como o iluminado e conseguindo alcançar o fim do sofrimento.
































Ao assistir o documentário acima podemos ver que diferentes religiões ontem hoje e sempre entram em conflitos. O interessante que quando um personagem conta que nos EUA 2+2=4 na Índia também é! Além dos nomes que dão a Deus ele sempre será o mesmo independente do nome e como O chama! Podemos nos considerar a única raça: a raça humana! Não passamos de seres humanos e também todos nós pensamos diferentes, temos essa liberdade religiosa hoje em dia.




Cristianismo  é uma religião monoteísta, centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no novo testamento. A fé cristã acredita e tem como base em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor. A religião cristã tem três vertentes principais: o Catolicismo, a Ortodoxa Oriental (separada do catolicismo em 1054 após o Grande Cisma do Oriente) e o Protestantismo. O protestantismo é dividido em grupos menores chamados de denominações. Os cristãos acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus que se tornou homem ao mundo  e o Salvador da humanidade, morrendo pelos pecados  do mundo. Geralmente, os cristãos se referem a Jesus como o Cristo ou o Messias.




(P de "Pax" Latina e X, letra grega o "ri" de "Xristos" (leia-se Hristós), Cristo em grego. Portanto, "Paz de Cristo".)




O Islamismo é uma religião que, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé. Nascido em Meca, no ano 570, Maomé começou sua pregação aos 40 anos, na região onde atualmente corresponde ao território da Arábia Saudita. Conforme a tradição, o arcanjo Gabriel revelou-lhe a existência de um Deus único.

A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe). Seus seguidores são os muçulmanos (Muslim, em árabe), aquele que se subordina a Deus. Atualmente, é a religião que mais se expande no mundo, está presente em mais de 80 países.
Alcorão, livro sagrado do Islamismo
O livro sagrado do Islamismo é o alcorão (do árabe alqur´rãn, leitura), consiste na coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. Seus principais ensinamentos são a onipotência de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justiça nas relações entre os seres humanos.

Dentre os vários princípios do Islamismo, cinco são regras fundamentais para os mulçumanos:
- Crer em Alá, o único Deus, e em Maomé, seu profeta;
- Realizar cinco orações diárias comunitárias;
- Ser generoso para com os pobres e dar esmolas;
- Obedecer ao jejum religioso durante o ramadã (mês anual de jejum);
- Ir em peregrinação à Meca pelo menos uma vez durante a vida.


Budismo é uma religião e filosofia não-teísta que abrange uma variedade de tradições, crenças e práticas, baseadas nos ensinamentos atribuídos a Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda ( "O Iluminado"). Buda viveu e desenvolveu seus ensinamentos no nordeste do subcontinente indiano, entre os séculos VI e IV a.C .
Ele é reconhecido pelos adeptos como um mestre iluminado que compartilhou suas ideias para ajudar os seres sencientes a alcançar o fim do sofrimento, alcançando o Nirvana e escapando do que é visto como um Ciclo de sofrimento do renascimento.




Hinduísmo é uma tradição religiosa que se originou no subcontinente indiano Frequentemente é chamado de Sanātana Dharma por seus praticantes, frase emsânscrito que significa "a eterna "
Num sentido mais abrangente, o hinduísmo engloba o bramanismo, a crença na "Alma Universal", num sentido mais específico, o termo se refere ao mundo cultural e religioso, ordenado por castas, da Índia pós-Budista. De acordo com o livro História das Grandes religiões "o hinduísmo é um estado de espírito, uma atitude mental dentro de seu quadro peculiar, socialmente dividido, teologicamente sem crença, desprovido de veneração em conjunto e de formalidades eclesiásticas ou de congregação: e ainda substitui o nacionalismo"3 Entre as suas raízes está a religião vedica da Idade no ferro da India  e, como tal, o hinduísmo é citado frequentemente como a "religião mais antiga",4 a "mais antiga tradição viva"5 ou a "mais antiga das principais tradições existentes"


Brama, uma das principaisdivindades do hinduísmo.

“Persépolis” é a história de uma garota iraniana de 10 anos que tem sua vida completamente mudada quando, em 1979, é iniciada a transformação que transforma o país monárquico e moderno em Uma república islâmica claramente conservadora. Se para um adulto esse tipo de mudança já é difícil de se consolidar, imagine para uma criança, que de um dia para o outro é separada dos amigos (só porque  eles são do sexo oposto), obrigada a usar véu, proibida de participar de festas e outras coisas mais. Nesta graphic novel,Marjane Satrapi nos conta suas experiências de infância e adolescência



O livro traz em suas páginas iniciais uma breve introdução histórica sobre a política e a religião do Irã, áreas que estão intimamente ligadas. Isso foi muito útil porque as informações de conflitos no Oriente Médio me parecem sempre confusas. Ter um apoio histórico ajuda a entender melhor a cultura do país. No entanto, embora a trama se passe em uma região com hábitos e valores muito diferentes daqueles com que estou familiarizada, os problemas abordados são universais.
A autora em Veneza: discurso para a liberdade




 “Eu me sentia estrangeira no estrangeiro, me sinto estrangeira em meu país”.










Distribuição da população mundial


A população não esta distribuída de forma igual no mundo. a maioria da população não se  encontra nos lugares de frio, desertos, úmidos e em regiões de montanhas altas. A grande maioria da população vive nos lugares de um bom clima que esta nas zonas costeiras e litoral dos países mundo a fora.

Também as regiões que é mais populosa, vem herdando de seus antepassados como o sudeste da Ásia e Europa. Assim podemos ter uma noção com o gráfico abaixo tornando mais claro para nós as zonas do planeta mais populosa.



''A densidade demográfica estabelece uma relação entre o tamanho de uma determinada população e a extensão territorial que ela ocupa. Assim, pode-se calcular a densidade demográfica de um bairro, de uma cidade, de um estado, de um país ou do mundo todo.''

O crescimento da população mundial



 A estimativa em relação ao número de habitantes para o ano 2050 é assustadora.

Ao longo da história mundial  diversas mudanças aconteceram quanto ao número de habitantes na Terra. Desse modo, é possível perceber períodos nos quais o número de habitantes era modesto e outros, como o atual, com números considerados bastante elevados. O crescimento da população significa uma alteração no número de uma população de forma positiva. 

O crescimento populacional ocorreu no decorrer da história, às vezes em ritmo devagar, outras vezes de maneira veloz, um bom exemplo é o século XX, período no qual houve maior crescimento da população. 

Fazendo uma retrospectiva quanto ao número da população do mundo, é possível traçar uma comparação entre o passado, o presente e o futuro. Cerca de 300 milhões de pessoas era a população mundial há aproximadamente 2.000 anos. A população permaneceu sem apresentar crescimento relevante ao longo de extensos períodos, uma vez que havia momentos de apogeu no crescimento populacional e outros de profundos declínios.

Há quase 7 Bilhões de pessoas em nosso planeta, mais de 2 vezes o que havia à 45 anos. Mas o que aconteceria se a população mundial dobrasse novamente de uma hora para outra? Será que vamos encontrar espaço suficiente para viver? Comida suficiente para comer? Ar suficiente para respirar? E água suficiente para beber? Isto que aconteceria se a marca mundial atingisse 14 Bilhões.


Turismos e consumos dos lugares

como as migrações internacionais também constituí a circulação da população entre diferentes Estados. Desde o século XX, em razão como: Crescimento de renda em muitos países, mudança de comportamento de parte da população que passou a priorizar viagens de lazer!



2 comentários: